Rx-Intraoral, panorâmicas, ATM, paracefalometria, teleradiografias de crânio e face
A ortopantomografia, ou RX panorâmico, é um dos exames radiológicos extra-orais para avaliação dentária. Trata-se de um diagnóstico, fundamental em medicina dentária. Este exame permite obter informações sobre o segmento inferior da face, abaixo da base das órbitas.
Este exame permite avaliar dentes ausentes, estadios de erupção dentária (avaliação do desenvolvimento dos gérmens dentários, dos dentes permanentes), determinação aproximada da idade do paciente, detecção atempada da existência de anomalias dentárias, agenesia (falta de dentes), linhas de fracturas ósseas, existência de terceiros molares (dentes de siso) e a sua posição nos maxilares, avaliação da massa óssea existente, existência de restaurações e/ou de próteses dentárias, morflogia do côndilo, etc.
A teleradiografia é indicada para avaliação do padrão dento-esquelético facial; crescimento do crânio e face pela sobreposição de traçados; planeamento de tratamento ortodôntico; avaliação dos casos tratados e observação das modificações morfológicas que ocorrem na face pela influência do tratamento ortodôntico ou ortopédico.
Ortodontia é a especialidade que estuda a distribuição, correcção e nivelação dos dentes e que está directamente relacionada com a estética oral como também com a saúde e boa função dos dentes.
A colocação de aparelho ajuda a corrigir erros dentários que estão muitas vezes relacionados com problemas de articulação dos maxilares e cujo stress que causam nos musculos da mastigação podem ser a origem de dores de cabeça, região do pescoço, ombros e costas, síndrome de ATM, deficiências da fonética, etc.
O atraso na correcção dentária pode derivar em problemas posteriores, incluindo a perda precoce dos dentes devido à deterioração e à doença periodontal. Certifique-se que a dentição da sua criança não está comprometida.
Invisalign são aparelhos invisíveis e removíveis que têm como função alinhar os dentes de acordo com a posição final estabelecida pelo médico dentista, com elevado nível de conforto e estética. São uma alternativa aos aparelhos tradicionais com a vantagem de poder ser retirado para comer e fazer a sua higiene oral e a do próprio aparelho.
Existem várias soluções para recuperar o sorriso perfeito. As próteses dentárias devolvem-lhe a estética oral que a ausência de dente, dentes partidos ou doentes acabam por comprometer. O tratamento protésico, ou reabilitação estética consiste na reposição de tecidos bocais e dentes perdidos, para recuperação da forma, função e aparência oral. A prótese dentária pode também ser um substituto eficaz do implante, quando este não é possível de realizar.
PROTESE FIXA
PROTESE REMOVÍVEL
Dentisteria é a área da medicina dentária que tem como foco lidar com as lesões dentárias associadas às cáries dentárias e alterações da forma e cor dos dentes. Esta área está, normalmente, diretamente ligada à área de estética dentária.
A visita semestral ao seu dentista potencia a saúde oral prevenindo o aparecimento de doenças e beneficia a estética do seu sorriso. Entre outros tratamentos, a destartarização é, por exemplo, o processo de remoção da placa bacteriana para que os seus dentes e gengivas fiquem mais bonitos e protegidos contra as cáries e outras.
Também o branqueamento dentário é um processo de limpeza do dente que tem como principal finalidade a eliminação de todos os corantes depositados nos seus dentes, através de substâncias químicas, aproveitando para lhe devolver a sua cor dentária original. O tabaco e o consumo excessivo de alguns alimentos como o café, chá e açucares, são os causadores mais comuns do escurecimento da dentição.
- Destartarização
- Branqueamento
- Tratamento de Reestruturações
- Coroas Dentárias em Cerâmica
A medicina dentária actual é preventiva, no sentido de promover a saúde oral, evitando a cárie nas crianças como também trabalhando a fala, a deglutição e a mastigação. Estas funções são importantes para o crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias.
A Odontopediatria dedica-se ao tratamento da dentição adequado a cada faixa etária (bebés, crianças e adolescentes).
A presença dos dentes de leite é muito importante porque guia a erupção dos dentes permanentes, mantendo o equilíbrio harmônico no crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos). Um dente de leite comprometido seriamente por um processo de cárie poderá levar a uma infecção, acarretando a má formação do dente permanente. Além disso, quando nos deparamos com crianças esteticamente comprometidas, percebemos que ocorrem nelas uma dificuldade de comunicação e integração social.
Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).
Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Comummente designada por “desvitalização” está também associada a determinadas patologias como abcessos dentários e einfecções dentárias que podem ter origem em cáries, traumatismos dentários, entre outros.
É a especialidade que trabalha em conjunto com outras especialidades da medicina dentaria como a Implantologia, a Ortodontia, a Prostodontia, ou a Periodontologia e através do estudo de exames que permitam o planeamento da cirurgia (teleradiografia, ortopantomografia e CBCT).
Tem como fim a prevenir, diagnósticar e tratar alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas, permitindo o melhoramento estético da dentição e das funções da mastigação, deglutição e fonética.